Vantagens e desvantagens em pagar domínio e servidor.

entenda-diferença-servidor-e-dominio
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Existem vários serviços de hospedagem gratuitos, alguns deles funcionam como o aluguel de um quarto num pensionato. Em que você aluga um espaço naquele endereço que não é completamente seu. São o caso do WordPress, Blogspot, Wix, entre outros. Porém eles também disponibilizam opções para você comprar seu domínio e servidor.

 

Antes de tomar a decisão do tipo de investimento que terá no seu novo site, é preciso levar em conta qual o objetivo do seu site.

 

Sem pagar nada

 

Você pode criar um site totalmente gratuito, sem pagar domínio ou hospedagem. Nesse caso seria como se você alugasse um espaço com seu fornecedor, mas com uma cláusula que te obriga a mostrar o nome dele junto com seu site, ficando assim: www.nomedoseusite.nomeservidor.com.br

 

Pagando o domínio, mas sem pagar o servidor

 

Porém essas ferramentas te dão a opção de comprar o domínio, ou seja, você pode deixar o endereço do seu site só com o nome que você escolheu, mas a hospedagem fica por conta deles. O seu site ficaria assim: www.nomedoseusite.com.br , mas seria como se você alugasse um imóvel, em que o endereço você escolheu, mas o imóvel não é seu. Nesses casos você pode enfrentar algumas limitações ao tentar personalizar o seu site.

 

Pagando o domínio e o servidor

 

Mas se você quer ter a liberdade de criar um site mais completo e personalizado, deve levar em conta as vantagens de pagar o domínio e servidor, para hospedar os dados que quiser no seu site, sem enfrentar limitações.

Você pode comprar o servidor em ferramentas como o Hostgator, ….

 

A sua escolha depende do seu objetivo com o site, se é algo mais simples como um blog pessoal para escrever textos aleatoriamente, você pode optar pelas opções que não cobram domínio e servidor. Se o seu site não terá muito conteúdo, e não será muito atualizado, mas você quer um nome exclusivo, pagar apenas pelo domínio é a melhor opção.

Porém se você pretende engajar com os clientes, oferecer conteúdo periodicamente, disponibilizar meios de contato e fazer vendas, aí é melhor investir um pouco mais e deixar seu site mais profissional e livre para alterações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×